Abertura do Lemonade reune startups e agentes do ecossistema mineiro

Aconteceu na terça-feira, 30/06, a cerimônia de abertura do programa Lemonade, no auditório do BDMG, em Belo Horizonte. O evento contou a participação de cerca de 250 convidados. O programa Lemonade é uma iniciativa de pré-aceleração de startups que irá fomentar o empreendedorismo nas universidades mineiras, apostando no talento de estudantes somado à expertise de profissionais do mercado. Durante o encontro foram anunciados os 26 projetos selecionados que poderão receber aportes de até 100 mil nos próximos 3 meses.

O Lemonade é um programa da Fundepar realizado em conjunto com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais (Sectes), por meio do Sistema Mineiro de Inovação (Simi), Sebrae-MG e pela aceleradora de startups Techmall.

O programa ainda conta com o apoio de diversas instituições de ensino superior como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Ibmec, o Núcleo UFMG Jr, a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), o Cefet-MG, o CTIT Empreender, a Endeavor e o Senai Minas. A ideia é formar times que possam transformar ideias em um modelo de negócio viável para o perfil de mercado.

Durante o encontro, foi apresentado o modelo de pré-aceleração do Lemonade e o formato de apoio à criação de equipes e seleção. Segundo Ramon Azevedo, diretor da Fundepar, o projeto mobilizou um grande número de jovens, em sua maioria estudantes com espírito empreendedor que serão uma peça fundamental para fomentar o ecossistema mineiro de inovação. “Foram quase 400 pessoas envolvidas em meetups, tendo participação direta das principais instituições de ensino da grande BH, o que gerou um grande número de equipes multidisciplinares e interinstitucional”, completou.

Os times de postulantes a empreendedores são formados por estudantes das principais instituições de ensino superior no estado. Logo, o grande diferencial do programa é o diálogo entre universidades com diferentes tipos de formações.

O Lemonade inicia o processo de pré-aceleração no dia 2 de julho, com foco no amadurecimento das ideias para que se transformem em modelos de negócios promissores. Em seguida, os times passarão pelas etapas de desenvolvimento financeiro e por último o Demo Day – momento em que as startups serão apresentadas a uma plateia de investidores e pessoas de referência no ecossistema de inovação.

Acompanhe o programa Lemonade: http://www.lemonademg.com/

Lista de projetos selecionados:

Kornerz
Seu assistente de compras, baseado em geo-localização, para encontrar produtos na vizinhança.

Sispol
Monitoramento visual de alto desempenho para treinamento esportivo.

Makery
Sistema doméstico e modular combinando funções de impressão 3D, fresa e corte a laser.

Empty Fridge
Encontre receitas fáceis e rápidas a partir de ingredientes disponíveis em sua casa, evitando o desperdício.

My Line
Tenha liberdade para realizar diversas atividades enquanto ficaria esperando em uma fila.

QuickMed
Verifique, antes de sair de casa, como está a lotação das filas de espera para atendimento em hospitais e centros de atendimento médico.

Santo Pet
Localize facilmente o seu pet, além de monitorar a saúde do seu animal de estimação por meio de microchip.

Spportz
Ganhe recompensas e descontos ao praticar atividades físicas.

Untrash
Otimização do processo de recolhimento de resíduos.

Nanoware
Nanotecnologia direcionada a área de medicina diagnóstica e biodetecção.

I-care
Pulseira destinada ao cuidado e bem estar de pessoas idosas que moram ou ficam sozinhas parte do tempo.

Deu na telha
Produtos reciclados de qualidade a partir de resíduos da construção civil.

Connect Class
Conexão entre interessados e ofertantes de aulas e cursos.

EatUp
Integração de mídias sociais, ferramentas de promoção e outras soluções para instituições de entretenimento e turismo.

SYD
Medição não invasiva dos sinais biológicos vitais para pacientes que necessitam de monitoramento constante em ambientes pós-cirúrgicos ou internadas.

Nappkin
Conheça novas pessoas que estão no mesmo lugar que você.

Quero Comprar
Aumente o seu poder de compra no e-commerce por meio da concorrência entre os varejistas.

Vector Power Electronic
Portabilidade, eficiência, confiabilidade, alta densidade de potência para máquinas de solda e outros equipamentos.

Risü
Arrecadação de recursos interligando consumo em e-commerce com doação a causas sociais.

Quadrado (S-Trip)
Plataforma online com soluções completas para viagens.

Decide
Suporte a tomada de decisão por meio de cenários otimizados de planejamento de operações visando redução de custos e/ou aumento de produtividade em indústrias.

Tradebook
Uma plataforma de negócios para conectar as principais feiras e empresas do mundo.

Engbeer
Personalize, você mesmo, a produção de cervejas artesanais.

Vila Rika
Soluções online para gestão de negócios de beleza.

DayTrip
Sem perder tempo planejando cada detalhe da viagem, monte roteiros instantâneos, a partir do seu tempo disponível.

Mobtec
Módulo acoplável que facilita locomoção do cadeirante.

Viqua (convidado especial – Ganhador do Startup Tech UFMG):
Processo mais eficaz na produção de vidros de alta precisão.