Conquistas de 2015 e expectativas para 2016

Instituída oficialmente em 2013, a Fundep Participações S.A. (Fundepar) é a primeira empresa de investimentos criada por uma fundação de apoio à pesquisa com a missão de desenvolver negócios emergentes de origem acadêmica, inovadores e com alto potencial de crescimento. Apresentamos um retrospecto deste ano e compartilhamos as expectativas para 2016.

A crise política e econômica vivenciada pelo Brasil produziu efeitos indesejáveis, em maior ou menor grau, em diversos setores da economia e da sociedade. Apesar do ano difícil e da falta de perspectiva de melhoria em curto prazo, acreditamos que o empreendedorismo de base tecnológica é, mais do que nunca, uma grande oportunidade para geração de renda, emprego e competitividade para a economia nacional. Dessa forma, temos trabalhado com afinco para criar, por meio do capital inteligente (smart money) e da articulação com os demais atores da cena de inovação nacional, um ambiente propício para o desenvolvimento de novos negócios de base tecnológica.

Para a Fundepar, 2015 começou com um objetivo claro: se consolidar no ecossistema de inovação mineiro como um mecanismo eficaz de apoio à transferência de tecnologia por meio do empreendedorismo. Consideramos que essa missão foi cumprida. Entre os principais fatos protagonizados pela Fundepar neste ano, tivemos, em julho, o investimento na Zunnit Technologies. A empresa fundada por Nívio Ziviani,  Professor Emérito do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, reconhecido internacionalmente por suas pesquisas e pelo histórico de sucesso como empreendedor, desenvolve ferramentas de segmentação de perfil e análise preditiva para o mercado corporativo. Mais recentemente, no final de setembro, a Fundepar formalizou o investimento na Detechta Biotecnologia, empresa especializada no desenvolvimento de kits de diagnóstico e vacinas para humanos e animais, que surgiu como spin-off do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Vacinas (INCTV) e das pesquisas dos professores Ricardo Tostes Gazzinelli e Flávio da Fonseca, do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, e Ana Paula Fernandes, da Escola de Farmácia da UFMG.

Ainda antes de Zunnit e Detechta, a Fundepar incorporou ao seu portfólio a Techmall S.A. – maior aceleradora de startups de Minas Gerais e credenciada como uma das melhores do país pelo programa Startup Brasil, do Governo Federal. O investimento na Techmall foi a consolidação de uma parceria estratégica que viabilizou o desenvolvimento de mais de 15 novas empresas, somente neste ano. Assim, a Fundepar ampliou a atuação nos estágios iniciais de desenvolvimento das empresas de base tecnológica, além de fortalecer a estrutura de apoio às empresas investidas.

A união entre Fundepar e Techmall atraiu, também, outras instituições de peso do nosso ecossistema, como a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/MG) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), para a criação do maior programa de pré-aceleração do Brasil, o Lemonade. Em sua primeira edição, realizada entre julho e setembro, foram pré-aceleradas 27 empresas, cujos participantes tiveram acesso a mais de 24 workshops e palestras e 300 horas de mentoria com uma rede de mais de 100 mentores. Seis empresas foram selecionadas para se apresentar na cerimônia de encerramento e todas receberam aporte de capital de investidores presentes no evento. Em conjunto, as empresas vencedoras da 1ª edição do Lemonade já negociaram mais de R$ 1 milhão em investimentos financeiros e econômicos.

Diante de todo o trabalho realizado ao longo de 2015, é com satisfação que encerramos o ano com 23 empresas em portfólio, investidas direta ou indiretamente, por meio do Programa Fundep de Investimento em Empresas Emergentes e Inovadoras, do Lemonade e da Techmall S.A. Temos certeza de que o apoio dos parceiros e da comunidade foi essencial para chegarmos até aqui. Por isso, registramos nossos agradecimentos à Fundep, ao Governo de Minas, à Fapemig, ao Sebrae/MG, à Techmall e a todos que confiaram no nosso trabalho, em especial aos empreendedores, protagonistas desse ecossistema.

Para 2016, esperamos obter os primeiros resultados dos investimentos realizados, bem como intensificar nossa atuação em Minas Gerais a partir da prospecção de oportunidades nos principais centros de pesquisa do Estado. Além disso, realizaremos mais seis edições do programa Lemonade – a primeira terá início em 4 de janeiro. No próximo ano, contamos novamente com o apoio da comunidade e de todos os parceiros, em um esforço conjunto para fazer da crise uma oportunidade e tornar o Estado de Minas Gerais uma referência em termos de empreendedorismo e inovação.