CTIT e Fundepar realizam Workshop de fomento ao empreendedorismo para professores da UFMG

O BH-TEC sediou na terça e quarta-feira dessa semana, um Workshop realizado pela Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) em parceria com a Fundepar com o intuito de incentivar o empreendedorismo na UFMG.
De acordo com Leandro Pinheiro, Gerente de Aceleração da Fundepar, o Workshop contou com a participação de professores da universidade possuidores de patentes, com o intuito de apresentar as possibilidades de transferir essas tecnologias para o mercado. “Além do licenciamento que o CTIT realiza das tecnologias patenteadas para empresas interessadas em licenciar, estamos também mostrando para esses professores que eles também podem empreender e criar startups” afirma.

Para a coordenadora do CTIT, Juliana Crepaldi, incentivar o empreendedorismo dentro da universidade é um desafio, uma vez que essa cultura ainda é incipiente no Brasil. “É um desafio por ser uma atividade muito nova, porém, a UFMG tem como tradição incentivar e apoiar institucionalmente esse tipo de ação. A Universidade entende que desenvolver pesquisa e formar pessoas é importante, mas que também pode-se assumir um papel de contribuir para o desenvolvimento tecnológico e para geração de empregos” conclui.

Para essa primeira edição do Workshop foram convidados professores das áreas de exatas, software e engenharias. Durante a ocasião também foi divulgado o Lemonade, um programa de pré-aceleração que prevê o apoio a até 250 alunos, divididos em 50 projetos/ideias/tecnologias, sendo que cada projeto será conduzido por uma equipe de três a cinco pessoas. As inscrições para o Lemonade estão abertas e podem ser realizadas no site: (www.lemonademg.com).

Fonte: BHTec