Destaques

Acompanhe notícias, artigos e outras informações relacionadas à Fundepar

Fundepar: investindo em inovação para a saúde do idoso

Fundepar: investindo em inovação para a saúde do idoso



Quem tem familiares idosos sabe a preocupação e a importância de acompanhar a saúde deles de perto, especialmente se eles moram ou ficam parte do tempo sozinhos. Pensando em promover bem-estar, autonomia e prevenção de doenças para os idosos, e, paralelamente, tranquilidade e segurança para quem cuida deles, a startup LinCare desenvolveu uma plataforma inovadora. Trata-se de uma pulseira inteligente que registra dados vitais do usuário (como frequência dos batimentos cardíacos), demonstra situações de queda, oferece um geolocalizador e, ainda, conta com um botão para emergência. O sistema é composto por acessório, central telefônica e software inteligente.

Co-fundadora da startup, Ana da Mata, explica como a solução funciona: “ao identificar alguma alteração nos dados biomédicos, disparo do botão de ajuda ou uma situação de queda, o dispositivo envia avisos para os celulares dos familiares do idoso. Se estiver tudo certo, sem necessidade de socorro, diariamente o aplicativo emitirá relatórios individuais de atividades, análise de comportamento e dicas de bem-estar”. De acordo com Ana, a ideia é ajudar nas situações de urgência e também no dia a dia como forma de autoconhecimento e incentivo a boas práticas para colaborar com a qualidade de vida das pessoas idosas.

Apostando na inovação

Reconhecendo a importância dessa solução para a sociedade e a força econômica do negócio, a Fundep Participações (Fundepar) – programa de investimentos que apoia empresas emergentes de base tecnológica – formalizou o aporte na LinCare, que agora integra o seu portfólio de investidas. A startup foi criada durante a primeira edição do Lemonade, iniciativa de pré-aceleração da Fundepar, e figurou entre as finalistas do programa. Segundo o analista de investimentos da Fundepar, Felipe Mariani, esse foi um ponto positivo no processo de avaliação: “O fato de conhecermos a equipe, a capacidade de entrega e de superar desafios, e também de termos acompanhado o desenvolvimento e avanços do produto desde o início foi fundamental para a entrada da Fundepar no negócio”. Além de participar do Lemonade, a startup já venceu o Desafio Pfizer, integrou o Startup Chile, foi convidada para apresentação na Conferência Aging 2.0 (EUA) e também foi selecionada pelo Edital Senai Sesi de Inovação.

De acordo com Felipe, o investimento na LinCare será aplicado, principalmente, para a finalização dos testes e lançamento da pulseira e, também, para estruturar os canais de distribuição e validar o produto junto a potenciais parceiros. Ana da Mata, da LinCare, está otimista com a parceria e as próximas etapas. “Acreditamos que, com a Fundepar, vamos ter uma abertura de mercado positiva e também acesso à rede de parceiros para pesquisas. Esse apoio nos traz a perspectiva de crescimento para elevarmos o patamar da startup também no âmbito da governança e gestão empresarial.”

Pré-venda

A LinCare está se preparando para o lançamento oficial da plataforma para os usuários. Para isso, a startup está realizando uma campanha de arrecadação de fundos com a venda antecipada do produto por um preço especial e outras ofertas e recompensas disponíveis para quem quer colaborar. Clique aqui e confira a campanha. A expectativa é que em fevereiro de 2017 saia do forno o primeiro lote da LinCare.

Além da LinCare, outras empresas integram o portfólio de investidas da Fundep Participações:

Myleus Biotecnologia: primeira empresa brasileira a atuar em análises genéticas para certificação de autenticidade de produtos de origem animal e vegetal.

Kunumi: especializada em ferramentas de segmentação, análise de comportamento e deep learning.

Detechta Biotecnologia: pesquisa e desenvolvimento para a indústria de vacina e de diagnóstico para o mercado veterinário e humano.

Logpyx: solução inteligente de otimização de fluxos internos para o segmento de logística e transporte de cargas.

Mapa do site