Destaques

Acompanhe notícias, artigos e outras informações relacionadas à Fundepar

Fundepar promove Fórum de Investidores durante o Startup Week

Fundepar promove Fórum de Investidores durante o Startup Week



Integrando a programação do Startup Week, o Sebrae MG realizou nos dias 30 de setembro e 1 de outubro de 2015 o Exchange Sebrae, evento para troca de experiências, conteúdos e apresentação de negócios. Pensando em criar espaço para diálogo, a Fundep Participações – Fundepar promoveu, durante o Exchange, o Fórum de Investidores, que reuniu mais de 40 investidores brasileiros e também de fora do país para falar sobre suas experiências, visão de mercado e trocar conteúdo.
O evento foi iniciado com uma palavra do diretor de operações do Sebrae-MG, Anderson Cabido, destacando a importância do investimento em empresas de base tecnológica e startups, além do envolvimento do Sebrae-MG na construção de iniciativas de apoio ao ecossistema local.

Em seguida, a diretora executiva da Anjos do Brasil, Maria Rita Spina, abordou o cenário econômico atual como um dos principais pontos em discussão pelos investidores. “Quando você olha startups e empresas que estão nascendo, e com alto potencial de crescimento, você continua vendo empresas que encontram oportunidades, que veem problemas e acham soluções, e esses projetos continuam crescendo. Então, do nosso ponto de vista, é um ótimo momento para investir em novas soluções de base tecnológica”, diz.

O diretor executivo da Fundepar, Ramon Azevedo, destacou a importância do evento para o ambiente mineiro. “É um prazer para a Fundepar organizar o Fórum de Investidores, uma iniciativa extremamente importante para o ecossistema, onde temos a oportunidade de discutir o cenário de investimento brasileiro e as iniciativas do governo para tornar o estado de Minas Gerais ainda mais atrativo”, conta.

Foram formados três painéis durante o encontro. No primeiro foi apresentada a visão do governo e suas iniciativas para apoio ao desenvolvimento do ecossistema, com participação do vice-presidente do Instituto Mineiro de Mercado de Capitais e economista-chefe da Fiemg, Guilherme Leão, do diretor de operações, Carlos Fernando Vianna, e o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais, Leonardo Dias. Ele aproveitou o encontro para falar mais das intenções do Governo de Minas em fomentar o empreendedorismo no Estado, apresentando o programa Minas Digital. “Minas Gerais está entrando no cenário mundial na área de tecnologia. Se a gente quer ter um ajuste econômico no estado esse é o caminho. Inovação e tecnologia é o caminho para que a gente possa prosperar cada vez mais no Brasil e no mundo. Por um lado nossa moeda está desvalorizada em relação ao dólar, mas no que se trata de investimento estrangeiro no país o momento é muito bom”, explica.

O segundo painel trouxe a visão de investidores nacionais, com participação do gerente de negócios da Inseed Investimentos, Edsmar Resende, do sócio da FC Partners, Ricardo Silva, e do sócio da aceleradora 21212, Marcelo Sales. O mediador deste painel foi o sócio da Performa Investimentos, Humberto Matsuda. Para ele, o cenário atual do Brasil é positivo, necessitando aprimorar o trato e troca de informações para saber os perfis mais adequados para investir em cada tipo de negócio. O país vive um momento em que o empreendedorismo está amadurecendo e concomitantemente o investidor está em amadurecimento também. Um encontro de investidores pode ser muito interessante nesse sentido. “Capacitar melhor todo mundo do ecossistema para conseguir mover essa roda toda de maneira mais articulada. A troca de experiência possibilita maior abrangência e eficiência dentro da atuação individual de cada um dos participantes”, conclui.

Por último tivemos o painel com investidores estrangeiros, mediado pelo Prof. Pedro Vidigal, diretor de desenvolvimento institucional da Fundep. A cofundadora da Innit Foundation – sediada em Londres, Mitzi Laszilo avaliou o evento: “Gosto muito do ambiente daqui, é alegre, fácil encontrar pessoas. É possível investir no Brasil, o mercado daqui é bastante grande”.
O evento foi encerrado com o convite a todos os participantes para conhecer as empresas que estavam expondo seus produtos e serviços.

Mapa do site