Destaques

Acompanhe notícias, artigos e outras informações relacionadas à Fundepar

Fundepar realiza investimento na Zunnit

Fundepar realiza investimento na Zunnit



Instituição formaliza parceria com empresa especializada em ferramentas de segmentação, análise do comportamento de usuários e deep learning

A Fundepar (Fundep Participações S.A.) apoia empresas emergentes inovadoras, aportando recursos para estruturação de empresas de base tecnológica. No dia 6 de julho, foi efetivado mais um investimento: com a empresa Zunnit Sistemas Inteligentes, que passa a integrar o portfólio da Fundepar. A Zunnit começou sua atuação na área de análise preditiva (previsões testáveis) para avaliação de comportamento, segmentação e perfil de usuários em sites de notícias, e-commerce, blogs e portais, com o objetivo de oferecer produtos ou indicar ações personalizadas.

Recentemente, o foco da empresa vem ganhando novas perspectivas com a incorporação de tecnologias de Deep Learning e análise de Big Data. A convergência dessas duas técnicas permite compreender e automatizar processos das empresas, aumentando, assim, os índices de vendas e eficiência. Enquanto o Big Data é a tecnologia para armazenamento de dados em quantidades massivas, o Deep Learning realiza a “leitura” desse conjunto de informações, estabelecendo padrões e classificações. Trata-se de ferramentas aplicáveis a diversos segmentos de negócio e de grande utilidade para a tomada de decisões estratégicas e implementação de ações específicas.

Ao formalizar a parceria, a Fundepar se torna sócia do empreendimento. “Vários motivos nos levaram à decisão pelo investimento na Zunnit, tais como o perfil da equipe – com histórico empreendedor de sucesso – e a área de atuação, que é promissora para novos negócios”, explica o diretor da Fundepar, Ramon Dias de Azevedo.

Do laboratório para o mercado

A Zunnit foi concebida nos laboratórios dos professores Nivio Ziviani e Alberto Laender, do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG. Ao final de 2011, a própria Universidade se tornou sócia do empreendimento a partir de um modelo inovador de transferência de tecnologia. As atividades expandiram-se e a empresa passou a funcionar no BHTec, Parque Tecnológico de Belo Horizonte, na região da Pampulha, a sede atual.

O DCC da UFMG é considerado referência em empreendedorismo na área de computação no Brasil. Entre os casos de sucesso, que contam com a participação do professor Ziviani, estão a Miner Technology Group, criada em 1998 e adquirida no ano seguinte pelo grupo Folha de São Paulo/UOL, e a Akwan Information Technologies, projetada em 2000 e vendida, em 2005, para o Google.

O professor Nivio Ziviani destaca a relevância do envolvimento da Fundepar no negócio. “Esse aporte financeiro é muito importante para ampliar o trabalho de engenharia e a capacidade de produção. É uma parceria que nos permitirá maior governança de todos os tipos de captação de recursos, além do incremento da área comercial com as ações de networking”, detalha.

Gestão sob novo olhar

Nesse novo momento da gestão da Zunnit, a expectativa é o aprimoramento dos produtos e reforço da atividade comercial. Para isso, “a prioridade é a elaboração dos planejamentos estratégico e orçamentário de curto prazo”, revela Leandro Pinheiro Cintra, gerente de aceleração da Fundepar, que atuará na diretoria administrativa-financeira da Zunnit.

Em seguida, o foco será a implementação de ferramentas de governança corporativa. Segundo Leandro, “é um privilégio participar, de forma sistemática, das atividades da Zunnit e poder apoiar a tomada de decisões da empresa”.

Investidas da Fundepar

Além da parceria com a Zunnit, a Fundepar possui duas investidas, a Myleus Biotecnologia – que é a primeira empresa brasileira a atuar na área de análises genéticas para certificação de produtos de origem animal e vegetal – e o Techmall, cujo foco é promover a aceleração do desenvolvimento de startups de base tecnológica arrojada.

Conheça a Zunnit: http://www.zunnit.com/

Mapa do site