Gamelyst e Vulpi são os destaques da turma 2

Mais de 400 pessoas compareceram ao Demoday Lemonade BH 2 nesta terça-feira, 08 de março, na Milton Campos. Uma cerimônia cheia de surpresas revelou os resultados da segunda turma do Lemonade. As duas primeiras colocadas foram Gamelyst e Vulpi, que receberam um cheque no valor de 40 mil reais cada uma e serão aceleradas pela Techmall durante um ano.

A Vulpi é uma plataforma que possibilita a contratação de profissionais de TI de forma automatizada, a partir de cruzamento de dados relevantes do profissional divulgados em redes sociais especializadas, para oferecer às empresas candidatos com habilidades técnicas comprovadas. Já o negócio da Gamelyst é voltado para jogos. O usuário paga uma mensalidade e tem acesso a um catálogo ilimitado de games para PC. O acesso aos jogos é feito via download e todos os jogos são escolhidos a dedo junto à comunidade Gamelyst.

Para surpresa dos empreendedores da turma 2, outras três startups serão aceleradas pela Techmall. Capta Money; matchmaker para investimentos de longo prazo, Allugator; plataforma para locação de produtos e NextAgro; controle e monitoramento para sistemas do agronegócio, também passarão por um ano de aceleração. Além disso, Playbor; aceleradora de jogos digitais e Vytre; aceleradora de moda, foram convidadas a trabalhar em parceira com a Techmall, ampliando o campo de aceleração também para as áreas de moda e jogos.

No dia internacional da mulher, um dos prêmios da noite foi para Priscila Gama, da Malalai (startup de segurança feminina), que levou o troféu de “empreendedora sangue nos olhos” em referência à sua dedicação durante toda a pré-aceleração no Lemonade. Outra equipe que não mediu esforços para aproveitar ao máximo o Lemonade foi a Communitor (solução em sistemas de informação que tem por objetivo a automação de todo o processo de monitoramento por ovitrampas – armadilhas mais utilizadas para o mosquito Aedes Aegypti). Em reconhecimento a esse mérito, o time levou o prêmio de “equipe faca nos dentes”. Como mentores presentes, dedicados e um tanto críticos, Leandro Rocha, da IN3 e Gibram Raul, da Netbee, receberam os troféus Mestre Yoda de melhores mentores. Um reconhecimento que partiu dos próprios empreendedores.

O Lemonade BH 2 chega ao fim com um resultado inédito em programas de pré-aceleração no Brasil; durante o programa (com duração de oito semanas) o faturamento das equipes ultrapassou a marca dos 700 mil reais. Para Aluir Dias, Coordenador do Lemonade, esse foi o resultado do trabalho de equipes extremamente dedicadas. “Eles se entregaram ao programa com toda a garra, vários deles com dedicação integral”, conta.

Para o Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Miguel Corrêa, o Lemonade tem papel fundamental no ecossistema mineiro de inovação. Segundo ele, empreendedorismo e inovação são áreas promissoras com grande potencial frente à economia do estado. “O estado de Minas Gerais caminha para ser referência no país”, diz.

O Lemonade é realizado pela Fundepar e co-realizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais por meio do SIMI, pela Techmall – aceleradora de startups, pela Fapemig e pelo Sebrae Minas. Em parceria nesse projeto estão as principais instituições de ensino mineiras: UFMG, UEMG, CEFET, IBMEC, UNI BH, UNA, Faculdades Milton Campos, Puc Minas, Newton Paiva, Senai Minas, Escola de Formação Gerencial do Sebrae Minas.

Mais de 120 ideias foram inscritas nos processo seletivo do Lemonade BH 2, das quais 31 foram selecionadas para integrar a segunda turma do programa. Após cinco semanas de trabalho, uma banca tipo exportação definiu quais equies continuariam na segunda fase. 15 startups prosseguiram em mais três semanas de pré-aceleração. O Lemonade tem feito a diferença no ecossistema de empreendedorismo e para quem tem interesse em participar, outras três edições do Lemonade estão previstas ainda para este ano, sendo que duas serão rodadas no interior de Minas Gerais e uma de volta à capital mineira.