Destaques

Acompanhe notícias, artigos e outras informações relacionadas à Fundepar

Interlocução sem fronteiras

Interlocução sem fronteiras



Com um modelo inédito no Brasil de financiamento a empresas emergentes, a Fundepar – Fundep Participações – vem se consolidando como uma importante propulsora da transformação do conhecimento em desenvolvimento e benefícios para a sociedade. Reforçando sua essência arrojada, o programa de investimento segue em busca de crescimento para ampliar sua atuação e contribuição.

Em maio, o diretor de Desenvolvimento Institucional da Fundep, professor Pedro Vidigal, e o diretor da Fundepar, Ramon Azevedo, realizaram ampla agenda de visitas em países do Reino Unido e em Israel para verem de perto organizações, tendências e experiências positivas. “Durante 10 dias úteis, realizamos 28 reuniões, em pelo menos sete cidades diferentes, com o objetivo de nos conectarmos com centros de ensino e pesquisa dos países, além de compreender como funciona o ecossistema de inovação nestes lugares”, conta Ramon.

Ente as percepções, buscaram saber como as universidades de ciência e tecnologia se envolvem em capital de risco e realizam o processo de seleção e investimento em startups. Para o agendamento e logística das visitas, os representantes da Fundepar contaram com o suporte dos Consulados Britânico e Israelense.

Contatos, parcerias e resultados

Os diretores conheceram diversos programas, instituições de ensino e pesquisa, entre os quais destacam-se: MassChallenge, considerado um dos maiores programas de aceleração de startups do mundo; Isis Innovation; Innovate UK; UKTI; Cambridge Enterprise; Twitsdx; Beta Technology; Startau, da Universidade de Tel Aviv; The Time; Technion; Universidade Hebraíca; e Matimop.

Nas oportunidades dos encontros, além do conhecimento de práticas, foram identificadas possibilidades de parcerias estratégicas, cooperação técnica, apoio na inserção das investidas no mercado internacional, entre outros resultados.

“O saldo da viagem foi muito positivo, pois pudemos constatar que, apesar de ser pioneira no Brasil, a iniciativa da Fundepar já existe em outros países e é muito bem-sucedida, o que demonstra que estamos no caminho certo. Outro ponto é que a forma como estamos trabalhando é semelhante à que vem sendo feita nessas nações, o que nos dá tranquilidade e segurança para prosseguir”, conclui o professor Pedro.

Mapa do site