Programa de Investimento

Apoio gerencial e investimento financeiro para estruturação de empresas emergentes

Programa Fundep de Investimentos em Empresas Emergentes e Inovadoras

O Programa Fundep de Investimentos em Empresas Emergentes Inovadoras conta com aporte inicial de R$ 5 milhões em recursos próprios para investimento em empresas criadas a partir de projetos desenvolvidos por alunos, professores e pesquisadores da UFMG. Com parcerias institucionais, a expectativa é que esse montante se multiplique nos próximos anos de forma a potencializar os efeitos do programa na geração de negócios de alto valor agregado.

Perfil do investimento

A Fundepar realiza investimento do tipo seed capital e se torna sócia da empresa selecionada. Buscamos negócios de base tecnológica em estágio inicial de desenvolvimento (pré-operacional ou em início de operação), cuja oportunidade mercado seja clara e a equipe apta a explorá-la. Dessa forma, o programa prioriza tecnologias já prototipadas, uma vez que o investimento tem como foco viabilizar a comercialização de produtos e serviços oriundos de atividades de pesquisa e desenvolvimento.

Como a Fundepar atua nas empresas investidas?

A Fundepar realiza aportes iniciais de até R$ 500 mil por empresa e o aporte é feito mediante participação acionária minoritária, por meio de compra de ações ou títulos de dívida conversíveis em ações. Além de oferecer os recursos financeiros, a Fundepar se envolve ativamente na gestão e no desenvolvimento das empresas investidas, uma vez que participa das decisões estratégicas do negócio no Conselho Diretor e na Assembleia de Acionistas. A Fundepar apoia as investidas também na captação de recursos, tanto de subvenção quanto de novos investidores, a fim de aumentar o volume de capital disponível para o desenvolvimento das atividades da empresa.

Em 2014 foi firmada a parceria com a aceleradora de empresas Techmall, uma das 12 aceleradoras qualificadas pelo programa Start-up Brasil, do Governo Federal. Essa parceria possibilita à Fundepar  complementar sua atuação na gestão das investidas com programa de aceleração e acesso à infraestrutura da Techmall, com exclusividade para aqueles casos em que, durante a análise do projeto, for identificada a necessidade de ações para a validação do modelo de negócios da empresa.

Desinvestimento

O foco do Programa de Investimento é inserir processos, produtos e serviços inovadores no mercado e agregar valor aos empreendimentos investidos para que possam se associar a parceiros estratégicos e outros investidores. No momento adequado, será realizado o desinvestimento por parte da Fundepar, que venderá sua participação para os demais sócios ou para novos entrantes, de acordo com os acordos societários vigentes. Com o fim do ciclo de investimento e o retorno do capital investido, os recursos do programa serão aplicados em novas empresas.

Confidencialidade

Para os casos que a Fundepar tem interesse de analisar o projeto será assinado um termo de confidencialidade que prevê o direito de sigilo das informações e resguarda o empreendedor quanto ao compartilhamento de informações relevantes sobre o negócio e/ou a tecnologia.