Destaques

Acompanhe notícias, artigos e outras informações relacionadas à Fundepar

O Lemonade em 2016

O Lemonade em 2016



O Lemonade se tornou o maior programa de pré-aceleração de startups do Brasil em pouco mais de um ano. A primeira edição começou a ser preparada no início de 2015 e, mais rápido que o esperado, outras cinco rodadas foram realizadas ao longo do ano de 2016. Foi também neste ano que o Lemonade expandiu suas atividades para outras cidades mineiras, levando a cultura empreendedora e criando ecossistemas locais em três municípios do estado.

Mais de 400 empreendedores participaram do Lemonade em 2016, que transformou 122 ideias em negócios no decorrer das últimas cinco edições. Para o Lemonade, além de auxiliar no desenvolvimento das startups, também é crucial criar a cultura empreendedora levando os principais conceitos e práticas para a realidade das pessoas. Por isso foi tão importante impactar mais de 1000 pessoas durante os meetups, que são encontros pré-programa realizados antes do início de cada uma das edições. Os meetups proporcionam contato com rede de mentores, networking, troca de ideias e experiências e formação de equipes.

O ano foi de surpresa também nos resultados alcançados pelas startups pré-aceleradas. LinCare, da primeira turma do Lemonade, foi selecionada para fazer parte do time de aceleradas do Startup Chile, que acaba de anunciar mais uma equipe Lemonade para a rodada do ano que vem. A Vulpi, da segunda turma, já está de malas prontas para a capital chilena. Outro destaque foi a Capta Money, que apresentou um faturamento muito acima do esperado ainda durante a pré-aceleração e foi selecionada para participar do Inovativa Brasil. Além de tantas outras conquistas importantes alcançadas por todas as startups que passaram pelo Lemonade. Acreditamos que o maior legado deixado pelo programa é a experiência de trabalhar em comunidade, auxiliando e recebendo ajuda entre os empreendedores.

Nas 4 cidades que receberam o Lemonade em 2016 – Patos de Minas, Uberaba, Uberlândia e Belo Horizonte – formaram-se grupos de empreendedorismo com a intenção de continuar o trabalho em conjunto após o término das edições, o que demonstra como a cultura empreendedora foi absorvida pelas comunidades. Na capital mineira, 2016 foi o ano em que nasceu o Limoeiro – comunidade e espaço de coworking que abriga startups participantes do Lemonade.

O Demoday do último Lemonade de Belo Horizonte aconteceu dentro da FINIT – Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia. Mais uma grande conquista do programa, que teve sua importância reconhecida e a oportunidade de expor seus resultados a nível internacional. Durante a FINIT também aconteceu o 2º Encontro de Investidores Anjo, organizado pelo Lemonade. O objetivo desse evento é apresentar o investimento anjo a potenciais investidores e discutir a sua importância no fomento à cultura empreendedora. Estiveram presentes grandes nomes como Ronaldo Takahashi, do Buscapé, André Ghion, da Move2 The Next Level, entre outros.

O final do ano foi marcado por grandes novidades, como o lançamento da próxima edição do Lemonade, que começa em janeiro de 2017. Dessa vez, o programa terá foco nas soluções voltadas para saúde e bem-estar. Ainda estão previstas para o ano que vem outras novidades, como a expansão da metodologia Lemonade para outras cidades brasileiras. O Lemonade se orgulha de cada uma das startups que já passaram por aqui, bem como de cada uma das comunidades criadas a partir dos Lemonaders. Esperamos continuar trabalhando para auxiliar no desenvolvimento de soluções inovadoras e na formação de empreendedores capacitados que alcançarão resultados brilhantes!

Desejamos a todos um ótimo fim de ano, com esperanças de renovação e crescimento.

Realização

O Lemonade é realizado pela Fundepar em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais por meio do SIMI, Sebrae MG, Fapemig e Techmall.

Agradecimentos

Agradecemos pelas parcerias que viabilizaram os resultados alcançados nesse ano. SEDECTES, Sebrae MG, Fapemig, SIMI, Techmall, BHTec, Grupo Sete, Azevedo Sette, Senai e a todos que contribuíram com produtos e serviços e, principalmente, com a doação de seu tempo para agregar conhecimento e experiências aos empreendedores Lemonade.

Mapa do site