Quem Somos

A Fundepar apoia empresas emergentes inovadoras que surgiram a partir de pesquisas realizadas na UFMG

A Fundep Participações S.A. (Fundepar) desenvolve negócios inovadores gerados a partir de projetos de alunos, professores e pesquisadores ligados à Universidades e Centros de Pesquisa, como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com investimento financeiro e apoio à estruturação empresarial. A Fundepar inaugura no Brasil um modelo de financiamento à inovação bem-sucedido em universidades públicas e privadas de países desenvolvidos.

Criada pela Fundep  com o aval da Curadoria das Fundações, do Ministério Público de Minas Gerais, do Conselho Universitário da UFMG e do Conselho Curador da Fundação, a Fundepar acompanha as políticas internacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação. Seu objetivo é colaborar para a transferência de conhecimento e agregar valor ao processo produtivo nacional por meio do desenvolvimento de negócios inovadores com alto potencial de crescimento.

Acompanhando as diretrizes da Economia do Conhecimento, a Fundepar aporta recursos em projetos de professores, pesquisadores e alunos de Universidade e Centros de Pesquisa, como a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os recursos são aplicados na estruturação de empresas emergentes e inovadoras, com o intuito de transferir inovações da Universidade para o mercado.

Com modelo de governança semelhante ao de fundos de venture capital, mas com estrutura mais leve, a Fundepar reconhece o cenário e as características da área de C,T&I, assumindo o seu compromisso com a inovação. A instituição atua nos estágios iniciais da cadeia de investimentos de risco, de forma a prover recursos financeiros e know-how a negócios em fase pré-operacional ou em início de operação, para os quais ainda existem poucas fontes de financiamento. O programa de investimentos operacionalizado pela Fundepar trata-se, portanto, de um mecanismo sustentável, com impacto direto e positivo na relação universidade-empresa, e consequentemente na transformação de conhecimento científico em desenvolvimento econômico.

Fundep: excelência no apoio e gestão de projetos

Com mais de 40 anos de experiência, a Fundep é sinônimo de excelência na gestão de ciência, tecnologia e inovação do país. Ao ampliar o seu escopo de trabalho, com a criação da Fundepar, a Fundação visa a oferecer mais um diferencial para os pesquisadores.

UFMG e Fundep: crescendo juntas

Desde que foi criada, a Fundep busca cumprir sua missão de “apoiar a UFMG no desempenho de suas atividades de ensino, pesquisa e extensão e prestar serviços à sociedade nos mesmos campos em projetos de interesse público ou coletivo”. Em quase quatro décadas de parceria, as duas instituições crescem juntas e se fortalecem.

A Fundação já gerenciou cerca de 20 mil projetos da Universidade, nas mais diversas áreas do conhecimento e unidades acadêmicas, sendo 50% dos trabalhos na área de pesquisa, 18% na extensão, 16% na prestação de serviços e 10% no ensino, além de outras formas de apoio institucional. Todo esse trabalho deu origem a iniciativas que trouxeram inúmeros benefícios para a sociedade, como avanços nas mais diversas áreas, prestação de serviços de qualidade, contribuição para políticas públicas e a formação de recursos humanos qualificados.