Em recepção a delegação russa, vice-reitora reforça compromisso da UFMG com ampliação de parcerias internacionais

O desejo da UFMG de ampliar parcerias internacionais foi reafirmado, na manhã desta quinta, 6, pela vice-reitora Sandra Goulart Almeida, durante encontro com delegação formada por pesquisadores, investidores e gestores públicos da Rússia. “Esta missão se reveste de um significado especial e histórico, porque se trata da primeira visita de uma delegação dessa magnitude em nossa Universidade e em Minas Gerais”, ressaltou.

“Queremos diversificar nossas parcerias acadêmicas. Esse é um dos objetivos centrais da nossa política internacional para os próximos anos, em especial com países do Brics [grupo econômico que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul], com destaque para a Rússia, cujas parcerias ainda são incipientes. Podemos nos ajudar em campos de interesse mútuo. Acreditamos que poderão surgir parcerias muito frutíferas”, destacou.

Artem Shadrin, diretor do Departamento de Inovação do Ministério de Economia e Desenvolvimento da Rússia, falou da importância das universidades na promoção da inovação. “Quando trabalhamos a fundo com o tema inovação, chegamos à conclusão de que sua base é a universidade. Considerando o papel histórico de educar e fazer pesquisas científicas, a universidade se torna fonte de inovações. Nossa expectativa é discutir pontos de interesse mútuo para ampliar essa cooperação”, reforçou.

Evgeny Kuznetsov, diretor de gerenciamento de projetos da empresa Russian Venture Company (RVC), destacou o rápido desenvolvimento por que passa o sistema de inovação na Rússia, com crescimento significativo de investimentos. “Nosso objetivo agora é envolver nesse processo de inovação universidades e grandes empresas. Durante essa visita ao Brasil, percebemos que as universidades e empresas têm obtido resultados relevantes”, afirmou.

A coordenadora da delegação, Evgeniya Shamis, fundadora e diretora da empresa Sherpa S Pro, de Moscou, agradeceu o interesse da UFMG em receber a comitiva e reforçou a expectativa por parcerias. “Nossa delegação representa diversas regiões e cidades da Rússia e conta também com um integrante bielorusso. Quando preparávamos a visita, tínhamos o objetivo concreto de efetuar parcerias e intercâmbios entre os pesquisadores das nossas universidades durante esse encontro. Esperamos que os resultados em cooperação venham em breve”, destacou.

A vice-reitora Sandra Goulart Almeida informou que, em dezembro deste ano, o reitor Jaime Ramírez vai integrar comitiva de membros de universidades brasileiras que visitará a Rússia. “Nossa expectativa é de que o encontro de hoje se desdobre em resultados nessa visita de dezembro e em encontros futuros”, afirmou.

Grupos temáticos de discussão

Após a recepção, a delegação se dividiu para discussão em três grupos distintos. Na área estratégica, o grupo de investidores PBK, do governo russo, se reuniu com representantes da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG e da Fundep Participações S.A. (Fundepar), entidade que apoia empresas emergentes inovadoras nascidas de pesquisas realizadas na Universidade.

Na área acadêmica, reitores e pró-reitores, diretores de unidades acadêmicas e professores das instituições russas e da UFMG se reuniram para discutir possibilidades de interação. No campo de negócios, equipe do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-Tec) conversou com representantes de parques tecnológicos russos.

Durante a tarde, Mikhail Kasatkin, engenheiro-chefe da Scientific-Prodution Company (Saturn), empresa que produz motores de avião e de foguetes, e Dimitri Ivanov, chefe de inovação, farão palestras no câmpus Pampulha para alunos do curso de engenharia aeroespacial.

Fonte: Jornal Brasil On-line
Foto: Foca Lisboa/UFMG