Universidade Federal de Minas Gerais lança fundo de apoio a startups

A Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) lançou a Fundep Participações S/A (Fundepar), primeira empresa da universidade cujo objetivo é apoiar financeiramente negócios que se encontram em estágio inicial.

A Fundepar tem como propósito investir em patentes de projetos iniciados pelos estudantes e pesquisadores da UFMG, estreitando a relação entre academia e indústria produtiva. Dessa forma, a iniciativa visa inserir capital diretamente nas empresas para que os projetos criados nas faculdades possam sair do papel e chegar até a sociedade.

O fundo conta atualmente com seis milhões de reais em caixa e outros 20 milhões em negociação com parceiros institucionais em Minas Gerais. O estágio atual envolve diversas empresas em processo de análise, sendo que o primeiro comitê avaliador deve acontecer ainda neste mês. De acordo com Marco Aurélio Crocco, presidente da Fundep, novas propostas e projetos são enviados diariamente. Desses, acredita-se que de três a cinco serão beneficiados com investimentos ainda no ano de 2013.

Para enquadrar-se no perfil procurado, a startup deve ser inovadora e oriunda da UFMG. Além disso, é necessário que o projeto esteja em fase de desenvolvimento compatível com a proposta e que o empreendedor tenha vontade de tornar seu projeto real. A partir desses princípios, a Fundepar a auxiliará na transição para o mercado, através de recursos financeiros, networking e competência em gestão.

“No Brasil, existe uma grande lacuna entre a Universidade e o mercado que requer conhecimento e recursos financeiros. A ideia da Fundepar é agregar estes dois valores aos projetos da UFMG”, explica Crocco.

Fonte: Agência Gestão CT&I
28/10/2013